segunda-feira, 4 de maio de 2015

Star Wars - Exposição Brasil

Cristiano Almeida

O dia 04 de maio é considerado feriado por fãs da saga Star Wars. A data foi eleita para celebrar os filmes em virtude de um trocadilho com a frase "May the force be with you" ("Que a força esteja com você"), citação famosa no longas. Neste dia, alguns fãs passaram a dizer "May the fourth be with you" ("Quatro de maio esteja com você") e declararam o 04 de maio como especial para a cultura de Guerra nas Estrelas.

Como fã de Star Wars, eu não poderia deixar de prestar minha homenagem. A postagem abaixo mostra detalhes e fotos da incrível experiência que tive ao visitar (por duas vezes, hehe) a Star Wars - Exposição Brasil, evento que ocorreu em São Paulo, no Parque do Ibirapuera. Faz um tempinho já (foi em 2008), mas lembro como se fosse hoje da minha alegria em poder ver objetos originais de cena, vestimentas e artes conceituais da franquia. Confira!

Logo ao entrar o visitante se deparava com um R2-D2 acoplado a uma nave da Aliança Rebelde.


Depois da ótima recepção, a visita era direcionada para a primeira sala, onde itens importantes da saga eram expostos em versões menores.


Em seguida, podíamos ver a maquete da Imperial Destroyer, ewoks, uma moto speeder e vários outros objetos utilizados para compor as cenas. Uma curiosidade interessante sobre um deles: apresentada de forma gigantesca nos longas, a Imperial Destroyer tem na realidade apenas 1,5 m de comprimento.



O próximo espaço era reservado aos trajes dos personagens. C3-PO junto de outro R2-D2 dava as boas-vindas. As vestimentas de Luke Skywalker como piloto do caça X- Wing, de Han Solo e Darth Maul eram algumas das peças expostas.



Armas dos personagens da saga, como sabres de luz e pistolas, e uma maquete da Arena Geonosis - local da batalha de Star Wars: A Guerra dos Clones - completavam os itens da área.



Uma sala dedicada ao vilão Darth Vader finalizava a visita. Lá, artes conceituais com anotações sobre como deveria ser filmada a batalha entre Luke Skywalker e o Lorde Negro eram expostas na parede; um boneco em tamanho real do Sith acompanhava tudo com o ar sinistro que lhe é conveniente; a maca onde Anakin tem seu corpo e destino transformados também estava disponível para observação.

 


Academia Jedi
 
Que tal enfrentar Darth Vader em pessoa? Essa era a proposta da Academia Jedi, um espaço onde o vilão aparecia numa apresentação para lutar com jovens Padawans. Um ator interpretava um Mestre Jedi, que pedia a ajuda de seus alunos (o público) para acabar com a ameaça. Sabres de luz e um gesto simbólico com as mãos levantadas evocavam o uso da força e a derrota do vilão (pelo menos até a próxima apresentação, rsrs). 




Estar diante de todos aqueles objetos que ajudaram na composição de uma das maiores sagas do cinema foi emocionante. Algo que realmente ficou na memória. Que bom que no final deste ano poderemos reviver tudo isso ao acompanhar Star Wars: O Despertar da Força, o sétimo episódio da franquia.

Confira mais imagens na galeria Star Wars - Exposição Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Jornalista apaixonado por cinema. Idealizou o blog com o desejo de partilhar as maravilhas da Sétima Arte com outros cinéfilos e quem mais se interessar pelo assunto.