Seja num ambiente escolar, acadêmico ou no âmbito pessoal, os professores são essenciais para a formação de qualquer cidadão. A alfabetização, o desenvolvimento de habilidades, o aprendizado de uma profissão, são algumas das contribuições que esses profissionais transmitem ao longo de nossas vidas. Muitas vezes não reconhecidos com o respeito que merecem, os professores cumprem seu dever de compartilhar o conhecimento e ajudar na construção do futuro de cada país.
No cinema, a representação dos professores já foi feita em inúmeras produções. Para comemorar o Dia do Professor, o Liga dos Cinéfilos destaca 10 filmes que os trazem como protagonistas nas mais diversas situações enfrentadas nas salas de aula. Confira:
Ao Mestre, com Carinho (1967)
Uma triste realidade das salas de aula é abordada neste filme: o racismo. Sidney Poitier vive um engenheiro desempregado que consegue emprego como professor em um bairro operário de Londres. Agindo com respeito e ética, o personagem, pouco a pouco, ganha a confiança dos problemáticos alunos.
Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
O saudoso Robin Williams interpreta o professor de poesia John Keating, que prega um método de ensino diferente do padrão. Para ele, a obra em si é o que importa para o aprendizado, tudo que vem além disso, como críticas literárias, é descartável. Seu método irrita os responsáveis pela escola interna de rapazes, mas conquista a admiração de seus alunos.
Meu Mestre, Minha Vida (1989)
Num colégio marcado pelo consumo de drogas e disputa de gangues, o
professor Joe Clark (Morgan Freeman) encara o desafio de tirar o local
do posto de pior da região. Para isso, ele utiliza seu autoritarismo e
métodos pouco ortodoxos.
Mentes Perigosas (1995)
Baseado em uma história real, o longa mostra o difícil trabalho de uma professora (Michelle Pfeiffer) em uma escola na periferia. Alunos desmotivados, conflito de etnias, criminalidade, são alguns dos problemas que a personagem enfrenta para conseguir lecionar.
Nenhum a Menos (1999)
Num vilarejo pobre
da China uma garota de apenas 13 anos precisa substituir o professor.
Durante a ausência do mestre, a menina enfrenta muitas dificuldades e
procura manter a promessa que fez ao professor de não deixar nenhum
aluno abandonar os estudos.
O Sorriso de Mona Lisa (2003)
Indo
contra os padrões de uma sociedade, Julia Roberts vive uma professora
de História da Arte. Determinada, ela demonstra que suas alunas podem ir
além de mulheres criadas apena para serem esposas. O filme retrata a
capacidade do professor de despertar novas formas de pensar em seus
alunos.
Pro Dia Nascer Feliz (2006)
Esse
documentário é um retrato da situação de muitas das escolas brasileiras.
A obra mostra o contraste entre os colégios da classe alta e as
instituições localizadas nas periferias, onde alunos e professores
acabam desmotivados.
Escritores da Liberdade (2007)
Uma professora arrisca até o próprio casamento para cumprir o seu dever de ensinar. Baseado em fatos reais, Escritores da Liberdade mostra como o contexto socioeconômico pode dificultar o trabalho dos professores.
Entre os Muros da Escola (2008)
Por tratar de um
ambiente escolar marcado pela mistura étnica e social, Entre os Muros da
Escola é uma produção muito utilizada em cursos de Pedagogia. O longa é baseado na obra de François Bégaudeau, que além de escritor é também professor.
Preciosa - Uma História de Esperança (2009)
Outra produção baseada em fatos reais que mostra um dos grandes problemas enfrentados por professores: as dificuldades nos lares dos alunos trazidas para as salas de aula. Gabourey Sidibe encarna uma jovem pobre, grávida pela segunda vez de um filho do próprio pai e que vive com a mãe que a agride. Com a ajuda da professora Rain (Paula Patton), a garota vai buscar um novo rumo em sua vida. O filme é ganhador de dois Oscars.
Nenhum comentário:
Postar um comentário