sexta-feira, 4 de março de 2016

Batman Vs Superman

Cristiano Almeida

Um filme que unisse os dois maiores ícones da DC Comics era cogitado há muito tempo, porém sem nunca ser oficializado. Com a ascensão da concorrência no cinema, a Warner Bros. resolveu correr atrás do prejuízo e anunciou que Homem de Aço teria uma continuação, mas não nos moldes a que estamos acostumados. A proposta era gravar o longa como um prelúdio para a formação da lendária equipe dos quadrinhos, a Liga da Justiça.

Para compor esse cenário, ninguém menos que o Batman seria o adversário do Superman. A revelação deixou os fãs entusiasmados com a possibilidade de ver os heróis dividindo o mesmo metro quadrado de tela. O entusiasmo foi elevado quando foi divulgado que, além do Homem-Morcego, a Mulher-Maravilha, Aquaman, Flash, entre outros, também vão dar as caras na produção.

Embora o diretor Zack Snyder afirme que Batman V Superman não será uma adaptação fiel de nenhuma HQ, nota-se que O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, terá a maior parcela de inspiração. É um material que mostra os conflitos de ideais entre Batman e Superman, e o posterior confronto físico. Assim, a ideia do filme é, baseada no duelo da graphic novel, demonstrar como a humanidade vai lidar com a presença de um alienígena. Aliado ou ameaça? O protetor de Gotham fica com a segunda opção.

Devido ao que o estúdio planeja para o futuro dos personagens, é certo que o conflito será diluído para que os heróis enfrentem uma ameaça maior. Outro caminho que a produção pode seguir com base nos quadrinhos é a utilização de Superman/Batman - Inimigos Públicos, história que mostra os heróis lutando lado a lado contra o governo americano. Na trama, o presidente é Lex Luthor, que exige os serviços da Liga sob seu comando. Com a negativa dos dois, Luthor ordena que eles sejam caçados como inimigos da nação. O enredo é perfeitamente adaptável, já que a participação de Lex foi confirmada, e ele indicará Superman como uma ameaça.

Em ambos os roteiros, o conflito de personalidades será um dos pontos fortes a ser trabalhado. A segunda opção para direcionar o fechamento do filme, contudo, é mais interessante do ponto de vista de conexão com Liga da Justiça, pois teríamos os heróis como parceiros. Primeiro inimigos, depois grandes amigos, uma proposta excelente para finalmente vermos Batman e Superman trabalhando juntos.

Leia a crítica de Superman/Batman - Inimigos Públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editor

Minha foto
Jornalista apaixonado por cinema. Idealizou o blog com o desejo de partilhar as maravilhas da Sétima Arte com outros cinéfilos e quem mais se interessar pelo assunto.